LLA-347 || Loja Libertadores da América - 347São Paulo - Brasil
LLA-347: Loja Maçônica Libertadores da América nº 347
Integração, Fraternidade e Docência
EM DESTAQUE
A A∴R∴L∴S∴ Libertadores da América 347 se propõe a contribuir com o objetivo principal da Maçonaria que é suprir o homem livre com bons costumes o que equivale a tornar o homem de bons costumes livre para agir em prol de um mundo melhor. Seus membros acreditam que Ordem Maçônica não é apenas um sistema de moral exposta em símbolos e alegorias, mas também uma autêntica escola de iniciação moral, cultural e espiritual, que prepara seus adeptos para uma nobre vida terrena e futura.

Reuniões:

Dia: terças-feiras
Horário: 20h00
Local: Palácio Maçônico da GLESP
Endereço: Rua São Joaquim, 138 - Liberdade, São Paulo, SP
Os outros

A A∴R∴L∴S∴ Libertadores da América 347 é subordinada à Grande Loja do Estado de São Paulo - GLESP, a quem reconhece por poder legítimo e regular, legislador da Ordem e presta inteira obediência as suas leis e resoluções.
PALAVRAS DO VENERÁVEL

Como fatalismo e superstição não fazem parte dos princípios maçônicos, somos ensinados que a evolução do Ser acontece pelo aprendizado dos bons costumes e admitindo que os vícios podem ser evitados e as paixões submetidas. Para tão grande desafio o iniciado precisa ser livre, e liberdade tem ônus.

O justo preço pela liberdade é a responsabilidade, no presente e no futuro, que só se consegue ao abdicar da preguiça, do fatalismo e do fanatismo, males que impedem o homem de conduzir por si seus rumos, que inibem a plenitude pela resistência em mudar a própria essência. Não somos perfeitos, mas perfectíveis. Cabe a nós e não ao destino, ganhar essa existência.

Não constitui segredo que os maçons buscam se aperfeiçoar através do aprendizado oculto no complexo conjunto de símbolos e instrumentos que lhes são apresentados ao longo dos progressos que fazem na Ordem. O alvo, desde cedo revelado, é assimilar dos fundamentos da Moral Maçônica.

Há que se observar que uma moral voltada somente para o conjunto dos arranjos sociais, sem pilares espiritualistas, ruiria com facilidade e certamente estaria fadada ao descrédito. A secularidade da maçonaria está aí para comprovar que em bases sólidas se constroem grandes edifícios. Assim também os alicerces da pura essência humana sustentam o constante desbastar das asperezas da pedra bruta. Isto é bastante para os maçons que têm por objetivo combater a ignorância, a intolerância e a hipocrisia, fantasmas que habitam o inconsciente individual e coletivo.

Por isso, a Ordem Maçônica vai alem do sistema de normas reguladoras exposta em símbolos e alegorias para ser uma autêntica escola de iniciação moral, cultural e espiritual, tudo junto, que prepara seus adeptos para uma nobre vida terrena e na incansável luta por uma sociedade mais justa e equilibrada.

O Maçom, ao ser desvendado, viu a Luz e isto o tornou diferenciado dos outros, mas não automaticamente melhor. Apenas deu seu primeiro passo em busca da Verdade.

A nobre missão do Maçom é ser o mensageiro dos ensinamentos entre a Augusta Instituição e aqueles que necessitam de sua Luz. Seu legado será tão maior quanto mais se envolver com essa missão. Paradoxalmente, sua riqueza será tão grande quanto maior for a capacidade de renunciar. Não singular porque a semeadura ocorre no tempo presente, na vida terrena, e colheita será no futuro, em bens imateriais, aqueles que conduzem à vida eterna.
Irmão João Luiz Borges Diegues
São Paulo, 30 de Junho de 2022

***
  » Clique aqui para enviar um comentário  


DESTAQUES DO SITE
Fatos relevantes de interesse da Loja e Comunidade
Celebrando 30 anos  
Neste Outubro de 2018, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica celebrou 30 anos desde sua fundação.

O jubileu foi comemorado em Sessão Magna ritualística que aconteceu no dia 16 e contou com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre Ronaldo Fernandes, do Grão-Mestre Adjunto João José Xavier e outras autoridades maçônicas, uma grande honra para a Libertadores da América.

No dia 20 os Irmãos, familiares e amigos se reuniram para o jantar de confraternização em festa típica dos anos 60.
Trinta Anos da Fundação  
A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Libertadores da América celebra 30 anos desde sua fundação.

Em comemoração, tem a honra de convidar irmãos da Ordem para participarem da Sessão Magna em cerimônia a realizar-se as 20h00 do dia dezesseis deste mês de outubro, com palestra a ser proferida pelo Sereníssimo Grão Mestre Ronaldo Fernandes, no templo situado no Palácio da Glesp, rua São Joaquim, 138 –  2o andar/mezanino – Liberdade – São Paulo (favor confirmar presença enviando mensagem pelo link 'Contato' deste site).
Sessão Magna de Instalação e Posse  
No dia 26 de Junho de 2018 tomou posse a nova diretoria de administração da Loja Libertadores da América - 347 para o anuênio 2018-2019. Foram eleitos, por unanimidade, e aclamados os irmãos Jorge Elias Jubrail, Eduardo Pedroso e Octávio dos Reis Filho para os cargos de presidente (VM), primeiro vice-presidente (1o Vig) e segundo vice-presidente (2o Vig), respectivamente.
Durante a solenidade o irmão Jorge reafirmou o compromisso com o lema Integração, Fraternidade e Docência, com destaque para ações de benemerência.
Após, irmãos do quadro e visitantes se reuniram em jantar de confraternização.
Confraternização de Fim de Ano  
No dia 10 de dezembro de 2016 os irmãos da Loja Libertadores da América 347 reuniram-se, juntamente com familiares e amigos, para a festa de confraternização de fim de ano e assim festejar mais uma etapa vencida e renovar votos de amor e paz para o ano de 2017. Não faltou  a tradicional troca de presentes, cada casal sorteando o "amigo secreto" a quem iria presentear.

Na oportunidade foram apresentados os novos irmãos do quadro e cunhadas que vêm somar na família Libertadores. Bem vindos Emerson Salum Barnabé, Ernesto Hiroshi Morechita e Sergio Ferreira Nogueira e seus familiares.
FOI DESTAQUE